quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sanda Pagaimo . Little Upside Down Cake

Conheci a Sanda Pagaimo através do Little Upside Down Cake, um blog com fotografias que apetece comer. Encomendei-lhe o bolo do 1º aniversário das minhas filhas, uma delícia de chocolate que todos adoraram. Entretanto já provámos outras gulodices e ela passou a ser a nossa fornecedora oficial de bolos de aniversário.

© Ana F Louro


Nesta Páscoa provámos também o seu bolo de chocolate sem glutén com ganache de chocolate salgado. Ficou aprovadíssimo.


E foi através dela que conheci a Quinta do Arneiro (o nosso actual fornecedor do cabaz semanal de frutas e vegetais).


© Ana F Louro

A Sanda nasceu na Bósnia e vive em Portugal com o marido e os filhos. Cozinha exclusivamente com produtos de origem biológica e as suas produções são certificadas pela SATIVA.

Fotografei-a na Feira Rural do Parque das Nações (que tem lugar no Passeio dos Navegantes aos Sábados de manhã, de 15 em 15 dias) onde já tem estado com os seus produtos. Não deixem de experimentar. Habitualmente tem também disponíveis bolachinhas em lojas de produtos biológicos como é o caso da Miosótis.

Qual a tua profissão (actividade profissional ou formação)?
Eu sou uma engenheira de Tecnologias de Informação,  trabalhei mais de uma década como consultora no mundo corporativo.

Eu trabalhava à noite, fins de semana, cercada pelo stress e frustração. Entretanto nasceu a minha filha Hana e, alguns anos depois, o André... e eu continuei a trabalhar nas mesmas condições. Mas... comecei a ficar cansada. Queria voltar para casa a horas decentes, passar tempo com os meus filhos. Queria ser mulher, mãe e filha.


Eu queria criar algo meu ,seguir os meus sonhos. Foi assim que Little Upside Down Cake ganhou completamente vida.


© Sanda Pagaimo

O que em pequena sonhaste ser quando fosses grande?
Admito que desde pequena era uma grande 'croma' da matemática. Adorava passar horas a resolver problemas, a aprender... Sabia que o meu caminho ia ser aquele, sem dúvida. Os sonhos começaram mais tarde, quando comecei a ter certezas de que alguma coisa tinha de mudar.

O que mais gostas naquilo que fazes?
O Little Upside Down Cake é algo em que eu acredito plenamente.


Biológico... sim!! Eu acredito 100% nos seus benefícios, para a minha família e para o lugar onde eu moro.

Cozinhar... sim!!! Adoro isso. As minhas mãos estão ocupadas, mas a minha mente está a vaguear. Eu cozinho, danço, canto... faço o que eu gosto.

Fotografia de comida e styling... sim!! Foi algo que surgiu, algo que eu não esperava. Mas eu divirto-me muito. Quero aprender, quero ser melhor!!

Não é uma coisa para a qual eu estudei, não é uma coisa para a qual os meus pais se sacrificaram... mas sim, eu sou finalmente feliz com o que estou a fazer. Posso organizar o meu dia como eu quero, posso passar tempo com minha família, mesmo que tenha de trabalhar até mais tarde, quando as crianças vão dormir...

Estou a trabalhar, é isto que eu gosto e acredito que pode sentir toda esta satisfação no resultado final... no meu blog e na minha comida.


© Sanda Pagaimo

O que fazes quando não estás a trabalhar?
Passo muito tempo a ler livros, blogs, revistas de gastronomia.

Quando o dia escolar dos meus filhos termina, quero estar com eles, tento sempre passar o resto da tarde fora da casa, a brincar, passear...

E então qual é o teu livro, revista e blog favorito?

Para mim esta pergunta é muito difícil. Estou sempre à procura dos livros e dos blogs. Gosto de encontrar coisas novas.

A revista favorita é da Donna Hay, adoro as receitas, fotografias, dicas..

O livro que estou a usar muito ultimamente é Recipes for an inspired life da Béatrice Peltre, autora do blog La Tartine Gourmande.



© Sanda Pagaimo

E um local para se estar em família?
O Bichinho de Conto, um espaço que gostamos todos os quatro.

© Sanda Pagaimo

© Sanda Pagaimo

Onde ainda não foste e gostaria de ir e o que não tens e gostarias de ter?
Há muitos lugares que gostava muito de visitar. Ultimamente penso muito em Itália, na Sicília mais especificamente. Gostava de passar lá algum tempo, a admirar as senhoras italianas a cozinhar, visitar as vilas pequeninas e a provar o vinho e a comida.


Sou de um país que passou por uma guerra... para mim as coisas materiais nao têm um grande significado. O que temos agora podemos perder no dia seguinte. O que tem valor, o que ninguém nos pode tirar são as memórias e eu estou a tentar construir memórias boas, para mim e para a minha família.


© Sanda Pagaimo

E sonhas acordada? Com o quê?
Sonho muito, todos os dias. Sonho em passar o tempo com a minha família, sonho em fazer viagens interessantes, sonho sobre a casa na costa da Croácia, sonho com festas, sonho com o tempo com os amigos... e sonho em ter o meu espaço, um cantinho onde possa vender os meus produtos, onde os clientes se sintam bem e eu lhes sirva comida que eles gostam... Gosto muito de sonhar, de imaginar como é que as coisas seriam... isso faz-me muito feliz.

© Sanda Pagaimo


Qual o teu local favorito para se comer, sem ser a tua casa?
O restaurante onde gosto de ir para os ocasiões especiais ou só com M. é o 100 Maneiras Bistro. Ljubomir é Bósnio também e tem na ementa alguns pratos típicos, que eu adoro.


Onde gostamos ir em família e vamos quase todos os Sábados almoçar é ao Royale Café, no Chiado.


O que mais desejas para os teus filhos?
Saúde em primeiro lugar, o resto eu sei que eles vão conseguir sozinhos. Que sejam felizes, façam o que gostam, apreciem a vida, aprendam.

© Sanda Pagaimo

Obrigada, Sanda.


Não deixem de visitar o seu blog:

4 comentários: